quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Livro O Universo numa Casca de Noz - Stephen Hawking


O Universo numa Casca de Noz (The Universe in a Nutshell, título original), best-seller escrito pelo matemático, astrofísico e doutor em cosmologia pela Universidade de Cambridge, Stephen Hawking, onde este propõe suas idéias e apresenta de forma mais atraente diversos seguimentos da física teórica.

Com seu estilo acessível, bem-humorado e entusiasmado, Hawking procura esclarecer ao público leigo os conceitos e as variantes abordadas pelo universo da Física e da Matemática, complementando seus argumentos com imagens coerentes e práticas, associadas a um visual que provoca fascínio até mesmo aos menos interessados. Tais imagens ainda são acompanhadas de breves explicações, promovendo uma maior assimilação dos conceitos devido à limpidez e objetividade com a qual as pequenas considerações e explicações são abordadas.

O leitor é apresentado à gênios responsáveis pelos muitos avanços da Física, dando grande destaque à física teórica e moderna. Albert Einstein, Richard Feynman, James Maxwell, Max Planck, Roger Penrose (muito citado por ser seu parceiro em teorias e descobertas como os Teoremas de singularidade Penrose-Hawking ), Isaac Newton, Edwin Hubble, Grassman, entre outros, são alguns dos estudiosos que aparecem como personagens essenciais no livro, onde suas teorias e conclusões como a experiência de Michelson-Morley, o paradoxo dos gêmeos, a constante cosmológica, buracos negros, teoria quântica, singularidades, princípio da incerteza, o conceito de tempo, teoria de Yang-Mills, álgebra de Grassmann, teoria das cordas, as "p-branas", supergravidade em 11 dimensões, teoria do tempo imaginário, holografia, entropia, e muito mais , são explanadas de modo simplório e divertido pelo professor Hawking.

Portanto, em uma combinação inovadora e peculiar, o livro proporciona ao leitor um contato com o universo das conjecturas da física, abordado de uma maneira em que um leigo consiga extrair um pouco das principais idéias, há muito descobertas, e as estudadas atualmente pelo próprio Hawking. Tais ingredientes fazem do best-seller de Stephen Hawking não somente uma excepcional leitura, mas um colossal "universo numa casca de noz", preservado em poucas páginas que narram uma breve história dos tempos.


....

2 comentários:

  1. Dawkins é mais um anti-religião, do que um ateu propriamente dito.
    Se compara a ateus(que se dizem ateus,mas não agem como ateus)que, no afã de confirmar o que pensam(deuses inexistem) atacam crenças e religiões com a lógica humana, que deveras, é limitada e parcial demais pra revelar respostas pra tudo.

    ResponderExcluir