sexta-feira, 20 de março de 2009

Livro A Ética de Kant - Marilena Chauí


Marilena de Sousa Chaui (São Paulo, 4 de setembro de 1941) é uma historiadora de filosofia brasileira. Professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

É mestre (1967, Merleau-Ponty e a crítica do humanismo), doutora (1971, Introdução à leitura de Espinosa) e livre docente de Filosofia (1977, A nervura do real: Espinosa e a questão da liberdade) pela USP.

É casada com o historiador Michael Hall.

Obteve o seu doutorado com uma tese sobre o filósofo Baruch de Espinosa. É reconhecida, não só pela sua produção acadêmica, mas pela participação efetiva no contexto do pensamento e da política brasileira. Já foi secretária municipal da Cultura na cidade de São Paulo durante o mandato da ex-prefeita Luiza Erundina (1988-1992).

Sua obra escrita obteve um sucesso apreciável no meio acadêmico, mas algumas de suas obras, de linguagem simples e intenção didática, também despertam interesse de leitores não ligados à academia. "O que é Ideologia" (Ed. Brasiliense, Coleção Primeiros Passos) tornou-se um best-seller e já vendeu mais de cem mil exemplares, bastante acima da média de vendas dos livros no Brasil.

Continua ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e considera que a experiência à frente da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo foi de extrema importância para tornar o trabalho ainda mais sintonizado com a realidade e os problemas nacionais.

Download:
...

Um comentário:

  1. Sou apaixonada pela Profª Chaui. Tive um amigo, que foi seu aluno, Michael Lahud. Foi meu guru.
    Ele mostrou sua paixão pela Profª atraves de seus estudos aqui e na França. Foi com sua genealidade de mestre, que o Michael Lahud se soltou e pode então ser o mais claro com sua essencia e paixão pela filosofia. A mestre apaixonada por Spinosa e ele por Pasolini.

    ResponderExcluir