terça-feira, 17 de março de 2009

Livro A Evolução em Dois Mundos - Chico Xavier


Para que possamos entender a ação do espírito sobre a matéria, André Luiz nos retrata os elementos que compõe nossa organização físico – somática em marcha evolutiva desde remotas eras até atingir o reino angelical. Busca sintetizar e relatar a longa, esforçada e sofrida história dessa evolução através de muitos milhões de anos, registrando que Cristo Jesus presidiu a Criação deste nosso Planeta, no qual haveria de viver como encarnado e Mensageiro do Mundo Maior, do qual proveio. Leiamos um trecho desse capítulo 3, a fim de entendermos mais como tem sido o esforço criativo de Deus no objetivo de adequar os diversos estágios dessa evolução em Dois Mundos.
Evolução No Tempo:
“É assim que dos organismos monocelulares aos organismos complexos, em que a inteligência disciplina as células, colocando-as a seu serviço, o ser viaja no rumo da elevada destinação que lhe foi traçada do Plano Superior, tecendo com os fios da experiência a túnica da própria exteriorização, segundo o molde mental que traz consigo, dentro das leis de ação, reação e renovação em que mecaniza as próprias aquisições, desde o estímulo nervoso à defensiva imunológica, construindo o centro coronário, no próprio cérebro, através da reflexão automática de sensações e impressões em milhões e milhões de anos, pelo qual, com o auxílio das Potências Sublimes que lhe orientam a marcha, configura os demais centros energéticos do mundo íntimo, fixando-os na tessitura da própria alma. Contudo, para alcançar a idade da razão, com o título de homem, dotado de raciocínio e discernimento, o ser, automatizado em seus impulsos, na romagem para o reino angélico, despendeu para chegar aos primórdios da época quaternária, em que a civilização elementar do sílex denuncia algum primor de técnica, nada a menos de um bilhão e meio de anos. Isso é perfeitamente verificável na desintegração natural de certos elementos radioativos na massa geológica do Globo. E entendendo-se que a Civilização aludida floresceu há mais ou menos duzentos mil anos, preparando o homem, com a bênção do Cristo, para a responsabilidade, somos induzidos a reconhecer o caráter recente dos conhecimentos psicológicos, destinados a automatizar sua constituição fisio-psicossomática do espírito humano as aquisições morais que lhe habilitarão a consciência terrestre a mais amplo degrau de ascensão à Consciência Cósmica.
Obs.: As presentes estimativas e apontamentos do Plano Espiritual, apesar das compreensíveis divergências humanas, coincidem exatamente com observações e ilações de vários estudiosos encarnados. (Nota do Autor Espiritual).”

Download:
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário