sábado, 7 de março de 2009

Várias Histórias Zens


Na Coréia, um general chamado Yi Kang Won conquistou todo o país e fundou a dinastia Yi, por volta de 1392. Ele então se instituiu como Rei Taejo, o primeiro rei da nova dinastia. Antes dele se tornar rei, ele tinha muitos amigos e um ótimo relacionamento com as pessoas. Mas após ter se tornado rei, ninguém ousava nem mesmo conversar com ele, ninguém fazia nenhuma brincadeira com ele - ele era elevado demais para isso. Quando todo o país ficou em ordem, ele caiu no tédio, porque as pessoas ofereciam a ele apenas um grande respeito. Certo dia ele quis relaxar, se divertir um pouco, e então convidou o Mestre Zen Mu Hak para visitá-lo pois sentia que esse era o único homem com quem não precisava estar sério o tempo todo. Ele conhecia Mu Hak há muito tempo e sentia um grande respeito por ele. Naquele dia o rei queria se divertir e fazer umas brincadeiras. Assim, logo que Mu Hak entrou no salão, o Rei Taejo disse: "Mu Hak, você sabe que eu o conheço há muito tempo, mas é apenas neste exato momento que estou me dando conta de que você tem um grande nariz de porco. De certo modo, você realmente parece um porco!" Ele estava esperando que Mu Hak o insultasse de volta, mas ele não o fez. Ao contrário, ele se curvou profundamente perante o rei e disse: "E Vossa Majestade se parece um Buda brilhando em toda a Sua glória." O rei disse: "Eu não entendo. Eu acabei de dizer que você se parecia com um porco. Eu lhe insultei e você me chamou de Buda." Mu Hak disse: "Sua Alteza, não é que vós me insultastes. Na verdade eu vos insultei mais." "O que você quer dizer", perguntou o rei. E Mu Hak respondeu: "Se eu vos explicasse, tenho certeza de que vós ficaríeis furioso comigo." "O que é?", perguntou o rei. O Mestre respondeu: "Se você tem olhos de porco, tudo o que você vê é porco. Através de olhos de Buda, tudo o que se vê é Buda." O rei explodiu numa gargalhada e disse: "Mu Hak, você é muito mais inteligente que eu e um gozador mais esperto também.

Ji Kwang Dae Poep Sa Nim
One dust particle swallows Heaven and Earth
Tradução de Khalis Chacel e Tárika Lima

Leia Mais...

Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário