sexta-feira, 12 de junho de 2009

Fundamentos da Homeopatia

A Homeopatia é uma ciência e tem bases bem consolidadas. Hahnemann através de seu espírito investigativo e da cuidadosa observação da sua prática diária enunciou os 4 pilares da Homeopatia que são:
* A experimentação no homem são;
* A lei de semelhança;
* O medicamento único;
* As diluições sucessivas e dinamizadas.

A experimentação no homem sadio

Segundo Hahneman, o experimentador deveria: "ser antes de tudo uma pessoa fidedigna e conscienciosa", deveria durante o experimento, expressar com sinceridade todos os seus sintomas, devendo possuir uma clareza suficiente paraser capaz de expressar e descrever suas sensações.

A lei de semelhança

Os sintomas emocionais e mentais relatados pelo experimentador (homem sadio), são cuidadosamente anotados no que é chamado de Matéria Médica Homeopática. O Homeopata ao deparar-se com um doente com sintomas semelhantes aos relatados durante a experimentação, indica o medicamento que deve cobrir a maioria dos sintomas do doente. O medicamento passa a induzir o organismo a reagir contra a doença instalada curando o paciente.

Doença =====> <=== Resposta do organismo A Homeopatia gera uma pseudo doença, induzindo o organismo a responder com maior vigor: Doença =====> <=== Resposta do organismo Pseudo doença =======> <==== Resposta do organismo Em algumas horas a falsa doença gerada pela Homeopatia se esvanece, ficando ainda o organismo respondendo de forma mais forte até a extinção da doença, ou seja, até reequilibrar-se completamente. Doença =====> <=== Resposta do organismo <==== Resposta do organismo O medicamento único

Hahnemann recomendava a utilização do medicamento único (Organon, parágrafo 273)

" em nenhum caso de tratamento é necessário e , por conseguinte, não é admissível administrar a um doente mais do que uma única e simples substância medicamentosa de cada vez.
Essa recomendação fundamentava-se na dificuldade de avaliar o caso, com a utilização de vários medicamentos aos mesmo tempo.

Medicamento dinamizado e diluído

Hahnemann preconiza que as substâncias sejam diluídas e dinamizadas, para que estimulem de forma mais eficaz o restabelecimento da saúde dos pacientes sem agressões ao organismo, as chamadas "contra-indicações" dos medicamentos quimicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário