sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Qigong e a Respiração


A respiração no Qigong é por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja tradução significa “Expelir o velho, inspirar o novo”. A respiração no Qigong tem como objectivo aumentar a absorção do Qi Puro, o que aumenta a vitalidade do corpo, harmoniza o Qi e o Sangue de forma a promover a saúde e eliminar as doenças.
A respiração é também uma ligação entre o corpo e a mente e, ao controlar a qualidade e o movimento da respiração, pode-se modificar certas funções fisiológicas. Exercícios respiratórios são especialmente eficazes na redução da ansiedade, depressão, irritabilidade, tensão muscular e fadiga. Também são particularmente úteis em casos de hipertensão, hiperventilação, frio nos membros e fobias.

O papel dos Pulmões na respiração e no Qi
Como se sabe, os Pulmões controlam o Qi do organismo, embora o Qi do Rim também seja responsável na absorção do Qi (na inspiração, o Qi desce através do tórax e é recibido pelo Rim, que ajuda o Pulmão a regular a respiração). O Yuan Qi (Qi original) deve ser sempre nutrido pela energia dos alimentos, líquidos e do ar.
A absorção interna dos alimentos, líquidos e do ar estão dependentes de uma boa circulação da energia dos Pulmões. Os antigos mestres de Qigong acreditavam que a saúde fisica e emocional era profundamente afetada pelos padrões respiratórios e pela quantidade de oxigénio absorvidada, em proporção à quantidade de dióxido de carbono que era expelida. Hoje em dia, comprova-se que uma respiração relaxada e natural leva as células a consumir menos energia e, por outro lado, a aumentar a reserva.
Os antigos mestres recomendavam uma respiração vigorosa no treino do Qigong e uma respiração mais suave depois do treino de Qigong de modo a nutrir e restaurar o Qi. Várias pesquisas científicas, conduzidas nos fins do século XX, verificaram que a respiração profunda no homem, produz a libertação de uma substância chamada “endorfina”, que afeta o córtex cerebral e ajuda o homem a eliminar da receios e medos, atuando também no controle e regulação dos vários orgãos. Verificou-se também que a endorfina é eficaz na manutenção do conforto mental e físico.

Padrões respiratórios e o efeito das emoções
Os padrões respiratórios estão diretamente ligados as emoções e pensamentos da pessoa. Uma mudança de uma destas condições afeta todas as outras. Todas as cinco emoções primárias (Alegria, Raiva, Preocupação, Tristeza e Medo) têm um efeito na circulação do Qi e, consequentemente, no padrão respiratório.
1. A raiva faz o Qi subir. Um paciente com raiva terá a exalação mais forte que a inalação.
2. A tristeza e o pesar dissolvem o Qi. Um paciente triste terá a inalação mais forte que a exalação. (O suspirar é uma reação do corpo de inspirar o Qi diretamente para os Pulmões).
3. O medo faz o Qi descer, o choque dispersa o Qi. Um paciente assustado terá uma respiração acelerada, superficial e “presa” nos Pulmões como consequência do Rim não reter o Qi. Num paciente que sofreu um choque, a respiração pára e o Qi ataca o Coração.
4. A excitação retarda o Qi. Um paciente excitado terá uma respiração moderada mas irregular, com repentinas explosões.
5. A preocupação prende o Qi. Um paciente preocupado terá uma inalação curta e fraca, por vezes contida durante algum período de tempo seguida duma rápida inalação e exalação. Pode também suspirar durante longos períodos de tempo.

A relação entre a respiração e o sistema nervoso.
Os seres humanos respiram continuamente durante todo o seu tempo de vida. Em média, 18 vezes por minuto, 1080 vezes por hora e 25920 vezes por dia. A respiração é, normalmente, um ato inconsciente, realizado devido apenas à necessidade fisiológica de trocas gasosas. Vários outros estudos, no entanto, conseguiram ligar as alterações dos estados emocionais à velocidade da respiração. Todos os orgãos e tecidos do corpo humano estão sobre o controle do sistema nervoso central, uma série de plexos e feixes que ligam o cérebro ao resto do corpo. As práticas respiratórias aumentam a circulação da energia por todo o organismo, estimulando assim o sistema nervoso central por inteiro, facilitando os reflexos e a troca de informação deste com o cérebro. Equilibram igualmente o sistema nervoso simpático e parasimpático, melhorando as funções estimuladoras e inibidores dos hormónos destes.

Respiração e os orgãos digestivos
Os orgãos digestivos, como o a cavidade bucal, o esôfago, o estômago, o duodeno, os intestinos grosso e delgado, etc, desempenham um enorme número de funções fisiológicas essenciais, nomeadamente a digestão e absorção de substâncias nutritivas no organismo.
Se houver um desiquílibrio nessas funções poderão surgir dificuldades digestivas como dores abdominais, gastrites, úlceras, alterações do trânsito intestinal, etc. Uma respiração abdominal profunda promove uma massagem contínua dos orgãos internos e digestivos. Entre todos os vários orgãos internos do corpo humano, o diafragma, que separa o tórax da cavidade abdominal, e os músculos abdominais estão sobre o controle da vontade humana, visto serem músculos voluntários. Entre as várias funções aqui se apresentam algumas que são melhoradas com a respiração abdominal:
• Estimulando, direta e indiretamente, o estômago, fígado, rins, intestinos favorecendo a secreção de enzimas digestivas e ajudando-as na absorção das substâncias nutritivas.
• Imprimindo um movimento rítmico ao intestino grosso e delgado, melhorando os movimentos intestinais.
• Eliminando a gordura excedente dos intestinos e da parede abdominal e melhorando a excreção de matérias residuais.
• Incentivando a absorção de líquidos e facilitando o funcionamento dos rins.
A prática destes exercícios respiratórios pode ser acompanhada por borburismos, arrotos ou libertação de gases, o que indica uma boa realização do movimento abdominal.

Respiração e sistema circulatório
O sangue e os vasos sanguíneos do sistema circulatório funcionam como o meio de transporte vital do organismo. Ente os orgãos deste sistema, a aorta e a veia cava desempenham um papel decisivo, pois são responsáveis pelo transporte de substâncias nutritivas e oxigênio por todo o corpo e pela função de drenagem de produtos residuais.
Quando o sangue não circula adequandamente, os músculos, ossos e as várias células do corpo deixam de receber o suprimento de oxigênio e recursos de energias necessários ao seu funcionamento. Da mesma forma, esses orgãos e células não eliminam o dióxido de carbono e outros resíduos que se acumularam no seu interior. Devemos também saber que uma circulação sanguínea inadequada pode privar o cérebro e suas células destes processos de trocas nutritivas. Isso pode provocar uma acidose e, em casos mais graves, a destruição irreversível das estruturas celulares. Os exercícios respiratórios aumentam a circulação do sangue pelo corpo, evitam o acúmulo do colestrol no sangue e retardam o estabelicimento de doenças como a arterioesclerose e a trombose. Aumenta também a circulação dos glóbulos vermelhos e brancos.

Respiração e o sistema capilar
Os capilares se expandem e contraem sobre o controle do sistema nervoso central. Um homem em repouso impulsiona cerca de 50 a 60 cm3 de sangue no sistema arterial a cada contração do coração. Em atividade, este volume de sangue aumenta para os 80 a 100cm3. É essencial que esta circulação seja uniforme de modo a reduzir o esforço do coração. Se os capilares se ampliam, um maior volume de sangue fresco é levado a todas as partes do corpo. Uma respiração plena e profunda permite que estes vasos se ampliem e reforça a expansão dos capilares sanguíneos. Há normalmente 2000 capilares por mm2 de tecido subcutâneo. Em repouso, apenas 5 destes 2000 capilares estão ativos, em exercício respiratório ou atividades esportivas, todos estes 2000 capilares funcionam ativamente na circulação do sangue. Eles pulsam com regularidade e atuam como pequenos corações na circulação do sangue.

Os métodos de inalação e exalação profunda
Nos exercícios respiratórios, a inalação é usada de forma a absorver o Qi universal e do ambiente de forma a tonificar. A exalação é usada de forma a eliminar o Qi tóxico (ou impuro) do corpo. Isto pode ser conseguido, por exemplo, através de visualização. O método de inalação profunda pode ter os seguintes efeitos no corpo:
• Estimular o sistema nervoso simpático
• Contração dos vasos sanguíneos
• Aumento da pressão arterial
• Aumento do ritmo cardíaco.
Por outro lado, a exalação profunda pode ter o efeito oposto:
• Estimular o sistema nervoso parasimpático
• Dilatar os vasos sanguíneos
• Baixar a pressão arterial
• Diminuir o ritmo cardíaco.
A exalação profunda ajuda a energia Yin a descer, portanto atua em desíquilibrios que se manifestam por uma predominância do Yang Qi. A inalação profunda ajuda a energia Yang a subir, e tem um efeito de manter o Yang e acalmar a mente. Portanto, no ínicio deve-se focar a mente no método de exalação, de forma a estimular o sistema parasimpático e relaxar. Após essa fase, pode-se focar na inalação e exalação profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário