sexta-feira, 20 de março de 2009

Livro O Relojoeiro Cego - Richard Dawkins


O Relojoeiro Cego é um livro de 1986 de Richard Dawkins no qual ele apresenta argumentos para a teoria da evolução através da seleção natural. Ele também mostra argumentos para refutar certas críticas feitas ao seu livro anterior O Gene Egoísta (ambos os livros são escritos para tornar popular a Revolução de Williams no conhecimento da evolução e enfatizam fortemente a micro-evolução contra as teorias de macro-evoluções).

Na sua escolha do título do seu livro, Dawkins faz referência à assertiva de William Paley da idéia da Teologia Natural. Paley argumentava, cinquenta anos antes da publicação de A Origem das Espécies por Charles Darwin, que a complexidade de organismos vivos era uma evidência da existência de um Criador fazendo uma analogia ao fato de que a existência de um relógio leva a acreditar na existência de um relojoeiro (humano). Dawkins contrasta a diferença entre o projeto humano, com seu potencial para planejar, e o trabalho da seleção natural, daí vindo o título Relojoeiro Cego.

No desenvolvimento de seu argumento da plausibilidade da seleção natural como uma explicação para as adaptações mostradas por organismos, Dawkins descreve suas experiências com um programa de computador que modela a seleção (seleção artificial). O programa também foi denominado O Relojoeiro Cego. Este programa foi vendido separadamente como um auxiliar didático para computadores pessoais Macintosh e IBM-PC compatíveis. Em um apêndice de uma edição mais recente, Dawkins explica como suas experiências com modelos de computação o conduziram a uma maior apreciação do papel das condições de contorno da embriologia na seleção natural. Em particular, ele reconheceu que certas características do desenvolvimento embriológico podem levar ao sucesso de um determinado grupo de espécies no preenchimento de nichos ecológicos variados; entretanto, ele continuou a manter que isto não deve ser confundido com as idéias associadas a seleção de grupos. Ele chamou esta idéia de a evolução da evolucionariedade.

Depois de argumentar que a evolução é capaz de explicar a origem da complexidade, perto de finalizar o livro Dawkins utiliza essa idéia para argumentar contra a existência de Deus: "uma divindade capaz de conceber toda a complexidade organizada no mundo, quer instantaneamente ou guiando a evolução, ... deve ser vastamente complexa para começar..." Ele chama isto "postulando a complexidade organizada sem oferecer uma explicação".

Em seu prefácio, Dawkins diz que ele escreveu o livro "para persuadir o leitor não apenas que o mundo Darwiniano parece ser verdadeiro, mas que esta é a única teoria conhecida que pode, em princípio, resolver o mistério de nossa existência."

Download:

...

Um comentário:

  1. O pensamento de Dawkins é falho de pleno direito, assim como qualquer pensamento ateísta/evolucionista. Dawkins diz: "para persuadir o leitor não apenas que o mundo Darwiniano parece ser verdadeiro, mas que esta é a única teoria conhecida que pode, em princípio, resolver o mistério de nossa existência."

    Ora, veja-se que ele usa o verbo PARECER. Mas como pode ser isso? Ele está dizendo que a teoria evolucionista "parece"? Mas o que é parecer? Parece sob que ponto de vista? Do dele? Ora, o que parece para alguns pode não parecer para outros. Michael Behe ou Alister McGrath diriam que a teoria evolucionista NÃO PARECE ser, dentre as teorias conhecidas, a que melhor explica o mistério da vida. Se Dawkins embasa sua fé no evolucionismo a partir de sua sensação (o "parece"), então sua opinião não é sequer científica. Imagine se as ciências fossem contruídas com base naquilo que parece!!

    ResponderExcluir